quinta-feira, 18 de março de 2010

Johann e Maria (Parte III).

                                                        Imagem pesquisada na web.

Maria acorda. Sentiu na garganta um aperto; uma vontade de permanecer na cama. O vazio se instalara em seu coração. Abriu a janela, olhou em direção ao Sol... Tudo estava calmo, silenciosamente calmo. O Que fazer com tantas lembranças, de um momento tão pequeno, mas que para ela seria uma interminável emoção. Levantou-se do aconchego morno dos lençóis. Teria que acordar; acordar do sono e do sonho que tivera na manhã anterior. Tudo era igual: as árvores, os pássaros, o verde. O verde que ela tanto admirava, naquela mata densa, não brilhava tanto; era saudade! e tanta que ela apenas balbuciava: bom dia! O dia seguia sem novidades. Ela saiu tentanto fazer uma caminhada. Mas, seu coração continuava preso àquela miragem. Da sua mente não saía aquele semblante manso, aquele olhar que se movia, de forma sensual. Pensava naquela boca insinuante, nos gestos daquela mão e sabia que tudo não passara de um encontro.

Ela estava sob o efeito impactante daquele encontro. E sabia que teria que continuar sua rotina, pois de Johann talvez, nada mais saberia.

Johann, por sua vez, não que fosse frio, mas talvez por não saber da importância que teria para Maria, seguia seu rumo, vivia a sua realidade. Levado por sua rotina de tantas viagens, vivia entre navios e aviões. Havia no seu trabalho uma proposta de emoções, parece que naquele homem não havia tempo para pensar em separação. Johann, homem calado, conciso. Um aspecto luzente na tez que dava-lhe a expressão de ter a lucidez pintada no rosto.

Homem de negócio, viajante, empreendedor. Pouco sabia de Maria. Muito sabia da sua própria vida, da sua luta, da sua entrega ao trabalho. Mas, já não se sentia como antes. Voltara com algo de sutil no coração: um desconforto, uma ansiedade, algo inquietante. O que teria acontecido naquele encontro em seu inconsciente? Lembrava dela sim, lembrava de Maria. Que nome teria esta sensação, curiosidade? o que seria? O que inquietava aquele homem, quando lembrava de Maria?

Maria... Nome que dizia em silêncio para ninguém ouvir. Amor não era; paixão, com certeza não. Mas ela tinha algo inquietante, algo de diferente, quem sabe o perfume... ou aquele aspecto sorridente: um misto de anjo e demônio, isto lembrava Maria. Ao mesmo tempo que passava olhar de santa, tinha no olhar uma quase inocência, uma pureza de menina, uma meiguice de fada, tinha também um ar sedutor, uma mulher em flor; uma orquestra silenciosa de amor. Um falar que era quase canto, um encanto.

Johann perguntava-se: por que agora, pego-me assim, pensando em Maria? Maria... Nome que nos faz lembrar tantas marias: Maria do Céu, Maria das Flores, Maria de Fátima, Maria do Socorro, Maria, eram tantas marias, mas esta o incomodava tanto... Socorria-se dizendo: "Bobagem, tudo não passa de pensamentos; talvez a solidão desta viagem me faça pensar tanto". E vivia assim, seus dias, entre o trabalho e as viagens; disperso no seu trabalho e no seu pensar, distante de Maria que para ele nada mais era além de Maria.

Os dias transcorriam com tranqüilidade: trabalho, a vida, a sua realidade. Por vezes, sentiu-se atraído por aquele instante vivido naquela manhã tão verde. Mas agora, distante, que tudo era outro dia, não sabia mais nada de Maria.

Passaram-se noites e dias, por que não dizer, um calendário inteiro e vez por outra, ali no travesseiro ele via refletida a imagem de Maria (pensava nela, por que?).

Num dia, no meio da noite, acordara, havia sonhado com Maria. Sentou-se na cama, onde sempre deixava aparente papel e lápis para a facilidade do uso. Assim, como se não quisesse, por que não queria acreditar, seu coração não era o mesmo, ele escreveu: Boa noite Maria, aqui sou eu, aqui estou eu, cheio de saudades... Não sei porque, meu pensamento é meu. Poderia ter enviado pelo e-mail, mas preferiu ir ao Correio. Passou a perceber que tudo tinha cheiro de sentimento, será que estaria apaixonado por Maria? Seria uma amizade ou estaria apaixonado? Assim, enviou-lhe a carta que, com cuidado leu, antes de enviar. Não queria que ela pensasse que ele estava apaixonado. Apenas escrevia para uma amiga distante; precisava pensar assim. Mas algo na sua alma dizia que a inquietação já não o continha. Algo mudou em sua vida. Um vendaval passou a ser o seu viver; uma inquietude plena qualquer hora do dia. Dormia, acordava e dizia: "Maria".

(Ednar Andrade).

Foto pesquisada na web.