sexta-feira, 2 de julho de 2010

Manifesto contra o racismo


Imagem pesquisada na web.

Texto lido pelo capitão da seleção brasileira, Lúcio, de combate a todo tipo de discriminação, em especial o racismo, antes da abertura do jogo Brasil x Holanda:

"Em nome da seleção brasileira, declaro que nos negamos a tolerar qualquer forma de discriminação no futebol e apelamos a todos os que nos estão vendo hoje, onde quer que estejam no mundo, para que nos ajudem a erradicar a discriminação em nossa sociedade. Se todos nos unirmos, poderemos conseguir. Diga não ao racismo".

“A Copa de Jabulani…”


Imagem pesquisada na internet.

Três jogos apenas faltam… Nove dias para a final da copa e, quem sabe, alguém venha ao mundo e, quem sabe, se chame Jabulani. Jabulani? Jabulani sim, por que não? Num país em que seus filhos homenageiam com força e graça os seus artistas, em outras épocas foram os Ronaldinhos, os Pelés, os Zicos, os Romários, os Edmundos, os Rivelinos, os Garrinchas e os Gérsons (que querem levar vantagem em tudo… Vejam amigos, Jabulani não seria demais). Qual o brasileiro fanático por futebol que não homenageou alguém? Mesmo de forma particular, no off familiar, alguém se chama Ronaldo, Ronaldinho. Há até quem se chame “Maradona”. Meu irmão, por exemplo, comprou um lindo cachorro, um rottweiller. Era época de copa, olhou para o bichinho e apaixonou-se e o chamou de Maradona, “ensinando-o” a jogar. Jabulani, então… Não seria de se admirar. Jabulani para cá, Jabulani para lá… Que cara teria Jabulani? Jabulani é menino ou menina?

Desculpem-me se satirizo, é porque brasileiro tem mania de trocar a dor por alegria e uma delas seria conceber a alguém se chamar de Jabulani. Pode ser que nome não ganhe; apelido, quem sabe? Depois de tanto chope, tanto gol, tanto “vai Robinho”, “vai Kaká”, após uma passada no motel é feito(a) Jabulani… Não duvides, não duvido, não queiram duvidar. Alguém num desses momentos disse: “Vamos Jabulanar?” Quem já bulina, Jabulana… Rsrsrs… O importante é fazer gol, Jabulanar com alegria, ver o Brasil jogar, com grana ou sem grana, na vitória acreditar.

BRASILLLLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

(Ednar Andrade).