sexta-feira, 8 de março de 2013

Quem dera um dia, ser mulher todos os dias...



Aprendi muito cedo o gosto amargo desta desigualdade. Onde mulheres não podiam, mas... F...  Mesmo sem ter vontade.

Obrigada a casar muito cedo, levei comigo na bagagem um filho no ventre e bonecas na sacola. Da vida, nada entendia e do meu silêncio fiz pão que me tecia lágrimas como alimento. Por tudo, ou por quase tudo isto que descreves, passei. Tive eu mesma que atear fogo nos meus escritos, um imenso saco de Nylon, contendo cadernos e mais cadernos com anotações e poesias que eram meu refúgio e segredo... Lá estava minha "salgada" história feita e regada a dor e sofrimentos. Certo dia fui obrigada a fazer uma fogueira com tudo que escrevi desde os treze anos, pois o meu “dono” descobriu que eu os guardava debaixo do colchão... Aos 17 anos me viam mulher, eu era só uma menina que obedecendo a ordens tive que casar e largar a escola*. Mulher casada não podia nem precisava estudar. Isto era coisa de mulher que queria ser P... Não foram fáceis os caminhos e descaminhos que pisei... Aos 22 anos, ainda menina, cuidava e educava três meninos (Rs...). Cresci junto com eles e sempre tive um sonho de tornar-me livre daquela escravidão, onde em bandeja luzente de machismo e falsidade, um LOUCO me impunha toda sorte de MALDADES E MANIPULAÇÕES.

Felizmente em 1982, já cansada e querendo respirar, abri a janela e pulei fora. Isto me parecia bom, um bom desfecho: a glória!!

Hum... Não, não era ou não foi ainda. Desde que saí pela janela, encontrei uma porta cá fora que me mostrou onde mora a liberdade e só vai realmente tê-la quem lutar por matar toda sorte de maldade.

Este pequeno e simples comentário é apenas um suspiro de liberdade... Quem sabe um dia eu possa realmente contar esta história com detalhes.............Rs... Mas aqui, neste momento, parei como quem assiste a um filme, onde mulheres implícitas neste teu poema, mostram-me como é bom poder hoje, ver-me MULHER aos quase 56, feliz e livre!!!

Ser mulher, não é apenas ter uma vagina.

Mulheres, LUTEM!!!!!!!!!!!!!!!!

A vida é hoje, ser feliz é urgente.
(Ednar Andrade).

****************************************


Boletim de Ocorrência

BOFETADA
PALAVRÃO
ROUPA RASGADA
TAPA NA CARA
AMEAÇAS
ARRANHÕES NO PESCOÇO
MENTIRAS
INSULTOS
TENTATIVAS DE SUÍCIDIO
PINTURA DESTRUÍDA
LIVRO INCENDIADO
LEPTOP JOGADO NA PAREDE
HUMILHAÇÃO PÚBLICA
TENTATIVAS DE ESTRANGULAMENTO
EXTORSÃO E AÇOITE
PROIBIÇÃO DE SE DIZER O QUE SE PENSA
SANGUE NA LÁPIDE
HOMICÍDIO DOLOSO
PROIBIÇÃO DE SE FAZER O QUE SE SENTE
SILÊNCIO
GRITO HOMOFÓBICO
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
ETERNO RETORNO DA PEDOFILIA
ESTUPROS
ESTATÍSTICAS DE MAIS VIOLÊNCIA
NOVAS VÍTIMAS
DELEGACIA
LUTO!!!

(Tânia Lima).