domingo, 8 de novembro de 2009

Verdades ou Mentiras?


Onde se esconde da mentira "a verdade"?
O silêncio do grito...
No grito do silêncio?
A luz dos dentes é o sorriso. 
Os dentes sem o riso ficam cegos e limitam-se ao que mastigam e fazem caras agudas como pregos; um rostinho doce, amargo e... velho...
Os sonhos do homem não podem ser fracos; precisam ser maiores que ele... carece ter sonho para continuar vivendo, amando, vencendo e chegar até onde a meta galgar o degrau e olhar lá de cima o tamanho do menor, o peso do ar e a importância de um bom oxigênio.

Sei que às vezes, que são muitas, poucas nisso cremos. As pessoas fermentam bem mais que precisam e tornam-se seu próprio veneno.
Sei de casos de mortalidade moral e espiritual e outras e lamento.
E o conserto para isso ninguém melhor que o tempo; que transforma a noite em dia; hoje em ontem, atrapalhando a bússola dos desejos no momento de cada momento.
O que é um grande rio? (  )
Se a água viaja para outros leitos, deixando estéril de entusiasmo a areia, branca e seca e ali, havia um rio...
Minha cabeça entra em erupção, quando começo a pensar, até mesmo acho que seria chamada de louca, dizendo estas coisas aos outros que estão mais preocupados com a informática, com as mudanças estatais, politicamente políticas para me fazerem política...
O Ser mais importante do universo tornou-se escravo de si; luta por uma liberdade retardada, tarada, retorcida, esquecendo de achar uma saída eficazmente infalível: o amor a Deus e ao próximo.
Ele, o homem, treme de medo de si. Uma vez disse Sílvio Brito: "Tá todo mundo louco! Oba!!"


(Ednar Andrade)*****


________________
*Texto escrito em 12.01.1986.


Obs.: Você não precisa concordar. Leia, vire a página, esqueça, delete!


"Eu escrevo; você pensa" (Ednar Andrade).


"Não me leve a sério; sou quase humorista" (Ednar Andrade).

Um comentário:

  1. No poema em comento, a poetisa demonstra a capacidade de percepção do seu tempo, mas vai além disto, posto que preocupa-se com a parte teleológica ou finalística das ações humanas (ex.: ... acho que seria chamada de louca, dizendo estas coisas aos outros que estão mais preocupados com a informática, com as mudanças estatais, politicamente políticas para me fazerem política...). E observa que: "O Ser mais importante do universo tornou-se escravo de si; ". A poetisa bem que poderia ter dito, como Mário de Andrade: ""As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos. "

    ResponderExcluir